Fósseis

 

Fósseis

 

Os fósseis são impressões ou restos preservados de organismos pré-históricos. Eles são objeto de estudo da Paleontologia, a ciência que estuda os seres vivos do passado. Muito do que sabemos sobre a história da vida na Terra vem do estudo dos fósseis.

Os fósseis podem revelar muita coisa a respeito da estrutura de um organismo e de seu ambiente. Porém, apenas uma pequena porcentagem dos organismos se fossiliza: ele só se forma em condições muito específicas, pois geralmente um cadáver é comido por animais ou decomposto por fungos e bactérias.

Amonita fóssil

Os diferentes meios pelos quais os organismos se fossilizam:

Permineralização:

Ocorre quando partes duras de um organismo têm seus poros e cavidades preenchidos por sedimentos e substâncias minerais transportados na água.

Substituição:

Estruturas como conchas, ossos e dentes modificam-se através da dissolução do mineral original e substituição por outro mineral abundante no meio.

Recristalização:

Ocorre o rearranjo da estrutura cristalina de minerais instáveis de partes duras de um organismo, que se modificam para formas mais estáveis, dando origem a outros minerais, mantendo a mesma composição química.

Carbonificação ou Incarbonização:

Ocorre a eliminação de elementos voláteis da matéria orgânica, como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, preservando o carbono original. Ocorre em restos que não foram totalmente decompostos quando soterrados e é comum em fósseis de vegetais.

Incrustação:

Ocorre fossilização por incrustação quando minerais carregados pela água precipitam-se sobre os restos orgânicos formando uma cobertura mineral que favorece sua preservação durante a fossilização. 

Concreção:

Ocorre quando durante o processo de decomposição dos organismos, são liberados compostos que desencadeiam reações químicas que ocasionam a precipitação de substâncias que envolvem os restos orgânicos em nódulos.

Pegada de dinossauro

A sequência de fósseis:

A idade de um fóssil corresponde, aproximadamente, à idade do terreno em que ele se encontra. Ou seja, quanto mais profunda uma camada de rocha, mas antigos são os fósseis.

O estudo da evolução dos seres vivos indica que, entre os animais vertebrados, encontraremos apenas fósseis de peixes nos estratos mais antigos. Já nos estratos intermediários, aparecerão também fósseis de anfíbios. Apenas nos recentes é que surgirão os fósseis de répteis.

Richard Dawkins, biólogo britânico, diz que a maior evidência contra a evolução seria descobrir um fóssil em um estrato errado. Por exemplo, encontrar o fóssil de um coelho no pré-Cambriano. Obviamente, todos os fósseis encontrados até hoje ocorrem em extratos correspondentes e, além disso e não menos importante, ocorrem na sequência temporal correta.

Fontes:

GEWANDSZNAJDER, H. P. F. Teláris - Ciências. Avenida das Nações Unidas, 7221, 3o andar, Setor A - Pinheiros - São Paulo - SP: Editora Ática S.A, 2023.

O Grande Livro De Ciências Do Manual Do Mundo. Rua Voluntários da Pátria, 45 - 14º. andar - Botafogo - 2270-000 - Rio de Janeiro - RJ: GMT Editores Ltda., 2019.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que é Ciência (1ª aula)

Minerais

O Método Científico (1ª aula)