Rochas

Hoje falaremos sobre rochas, que são muito importantes para a nossa sobrevivência. Leia com atenção, e se preciso, faça anotações! Boa leitura. 

Rochas:

 

A rocha é uma mistura de minerais, substâncias químicas encontradas na natureza. A litosfera é formada, principalmente, por rochas. Quando você analisa uma rocha, consegue ver cores diferentes e, às vezes, pontos brilhantes, os quais revelam os vários componentes de sua formação.

 

À primeira vista, as rochas podem parecer todas iguais, mas elas são diferentes e complexas. Existem três tipos principais de rocha, classificados de acordo com seu modo de formação: rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

 

Rochas Magmáticas ou Ígneas:

 

Elas formam a maior parte da crosta terrestre. Podem ser formar de duas maneiras: do resfriamento rápido da lava na superfície terrestre, sendo chamadas de extrusivas ou vulcânicas; ou do resfriamento lento do magma dentro da crosta, sendo chamadas de intrusivas ou plutônicas.

Exemplos: diorito, granito, turmalina (intrusivas); basalto, pedra-pomes, andesito (extrusivas)

 

Rochas Sedimentares:

 

A maioria das rochas expostas na superfície da terra são deste tipo. São formadas por grãos de outras rochas, que se depositam em camadas e se unem. O processo de desintegração das rochas é chamado intemperismo (desgaste das rochas por ação das chuvas, vento, temperatura, fungos, bactérias, etc.). Geralmente elas se formam camada por cada, ficando as mais antigas no fundo. Tais camadas são chamadas de estratos.

Exemplos: arenito, calcário, carvão, sal-gema

 

Rochas Metamórficas:

 

Se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares, em decorrência de processos que envolvem variação de temperatura e pressão, bem como de fluidos (água, gás carbônico, gás oxigênio) que facilitam as reações e transformações dos minerais. O que muda é a organização dos minerais da rocha e, às vezes, até a transformação em novos minerais.

Exemplos: mármore, gnaisse, xisto, ardósia

 

Ciclo das Rochas:

  

Abaixo um gráfico representando o ciclo das rochas. O ciclo pode continuar indefinidamente, em qualquer ordem. Em resumo, seria o seguinte:



· As rochas magmáticas e metamórficas são transformadas em sedimentos pelo intemperismo. Submetidos as grandes pressões, os sedimentos se compactam e forma as rochas sedimentares;

· O calor e a pressão podem comprimir e transformar as rochas sedimentares e magmáticas, formando as rochas metamórficas;

· As rochas sedimentares e metamórficas podem se fundir ao serem expostas às altas temperaturas das profundezas da Terra, transformando-se em magma;

· O magma, por fim, se resfria formando as rochas magmáticas.

 

O ciclo das rochas (TudoGeo)

Utilidade das Rochas

Abaixo, um gráfico que mostra a utilidade de cada tipo de rocha. 


Fonte:

GEWANDSZNAJDER, H. P. F. Teláris - Ciências. Avenida das Nações Unidas, 7221, 3o andar, Setor A - Pinheiros - São Paulo - SP: Editora Ática S.A, 2023.

O Grande Livro De Ciências Do Manual Do Mundo. Rua Voluntários da Pátria, 45 - 14º. andar - Botafogo - 2270-000 - Rio de Janeiro - RJ: GMT Editores Ltda., 2019.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que é Ciência (1ª aula)

Minerais

O Método Científico (1ª aula)